Saiba como escolher os móveis para sala de estar

A sala de estar é um dos cômodos principais da casa. O espaço sugere um momento de relaxamento, descanso e contemplação. Então, é necessário utilizar móveis e objetos que estimulam essas sensações e que, além disso, embelezam o ambiente.

Se você adora decoração, mas ainda tem dúvidas na hora de criar uma boa composição de móveis para sala de estar, os seus problemas chegaram ao fim! Selecionamos dicas valiosas para você escolher os móveis para sala de estar. Ficou curioso? Clique e saiba como!

Móveis para sala de estar: escolhendo o sofá ideal

Vamos começar pelo móvel mais importante da sala de estar: o sofá! Com certeza você já se imaginou deitado, assistindo TV e relaxando, certo? Antes de tudo, é importante saber que o tamanho da sala de estar vai ditar o tipo de sofá a ser escolhido.

É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Nesse sentido, errar na escolha do sofá pode trazer uma série de problemas, como ambiente cansativo, com aspecto menor, dificuldades de limpeza

Em relação às cores, a harmonia irá depender do restante do cômodo. Mas, uma dica bem legal é investir em cores neutras e explorar objetos e estofados coloridos ou com cores mais intensas. Dessa forma, você não irá cansar do móvel e poderá mudar o aspecto dele sempre que tiver vontade.

Se a sala for grande e linear, o indicado é utilizar um sofá em formato ”L”. Essa tipologia é ideal para espaços amplos e o melhor: ele não atrapalha a circulação dos moradores e convidados.

Outra dica bem importante é ficar atento ao conforto. Lembre-se de verificar a qualidade da matéria-prima, a estética e o conforto. Nesse sentido, é legal priorizar os assentos macios, reclináveis e com tecidos mais sensíveis ao toque.

É importante também ter sempre mantas à mão para eventuais imprevistos. Se a sua família tiver crianças ou animais, é indicado manter por perto capas impermeáveis para garantir a vida útil só fpa. 

Evite usar os sofás-camas na sala de estar. Geralmente, o design desse móvel não acrescentam beleza ao cômodo. Ou seja, mantenha essa peça restrita aos quartos de hóspedes. 

sofá sala de estar

Conheça o tapete perfeito para a sua sala de estar

O tapete não é um item tão visado na sala de estar como o sofá. Embora não seja um móvel, ele é capaz de ornamentar com os móveis para sala de estar e criar o casamento perfeito entre eles. 

Não pense que escolher um tapete é uma tarefa fácil. Definitivamente não é só ‘’escolher um lugar e jogá-lo lá’’. É preciso planejar e ter a dimensão do tamanho e da área livre em volta do tapete para criar um ambiente mais despojado.

Antes de tudo, pense no tapetinho que fica em frente à porta sala de estar. Sabe aquele de ‘’boas-vindas’’ que adoramos e achamos alguns super engraçados e irreverentes? Nessa posição, essa peça pode refletir o gosto do morador, podendo ser mais tradicional ou mais ousado. 

A dica que fica aqui é evitar usar a cor branca. Pense que, em casos de dias chuvosos, ele pode manchar várias vezes ao dia. Então, escolha cores mais sóbrias e materiais mais resistentes como chita ou palha. 

Se o seu espaço for pequeno, procure  um tapete com padrão geométrico e oversized. Essas estampas têm o poder de ampliar o ambiente. Agora, se você tiver crianças ou idosos em casa, nunca se esqueça de utilizar tapetes antiderrapantes para evitar qualquer acidente.

Quer mais dicas de como conseguir aumentar um ambiente fazendo poucas modificações? Clique aqui! (BP Link:5 dicas de como conseguir ampliar o espaço do seu apartamento pequeno)

tapete sala de estar

Estante: a melhor escolha quando se trata de móveis para sala de estar

Definir qual é a estante ideal para sua sala de estar não é uma tarefa fácil. No mercado, há uma infinidade de modelos disponíveis para você escolher, o que pode causar uma certa indecisão.

Isso porque esse móvel comporta diversas possibilidades de ordenação e é muito versátil. Os tamanhos também variam muito de estante para estante, o que é ótimo, pois sinalizam que seu uso pode ser útil em ambientes de diversos tamanhos. 

Mas, calma! Agora, você irá entender qual o móvel que mais combina com o seu ambiente. Seja para colocar livros, objetos ou até mesmo porta-retratos, ela é um item fundamental e é capaz de ditar todo o aspecto de um ambiente. 

Você pode escolher modelos prontos ou sob medida. Caso decida colocar  livros no móvel, é super importante ficar atento à qualidade da madeira. Pense que livros são volumosos e pesam bastante.

Logo, faz-se necessário um móvel com mais resistência, certo? Nesse sentido, recomendamos utilizar madeira maciça com pranchas de no mínimo 25 mm de espessura.

Se você pretende colocar objeto mais leves, é possível optar por modelos em MDF que são mais práticos e fáceis de instalar. 

estante sala de estar

Conclusão

A sala de estar é um dos cômodos mais valorizados da casa. Geralmente, é o primeiro espaço que se tem contato ao entrar num lar, logo, é essencial transformar esse ambiente em um lugar aconchegante e bem decorado. Sendo assim, a escolha dos móveis ideais é importante para criar uma sala dos sonhos. No artigo, você recebeu dicas de como escolher o sofá ideal. Lembre-se que ele é um dos móveis com mais destaque no cômodo, então, é super importante que ele reflita os aspectos do ambiente. Mencionamos o tapete como um ótimo aliado de outros móveis. A depender da sua estampa, ele é capaz de criar uma sensação de amplitude no local. Por fim, falamos sobre a importância de escolher uma estante que se adeque ao espaço disponível.

Gostou das dicas? Que tal começar a transformar a sua sala de estar hoje mesmo?

Autor: Equipe Abyara
Publicado há 7 meses

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Blog da Abyara e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...