O que avaliar antes de colocar uma churrasqueira em apartamentos

Nada melhor do que convidar amigos e familiares para curtir um churrasco sem sair de casa, não é? Já foi o tempo em que fazer um churrasco era sinônimo de grandes varandas e quintais enormes. A boa notícia é que hoje, é possível ter uma bela churrasqueira em apartamentos mais enxutos.

Saiba que apesar do pouco espaço e da possibilidade de gerar muita fumaça, ter uma churrasqueira adequada para o apê soluciona esses problemas e ainda garante um belo churrasco entre familiares e amigos.

Verifique o espaço disponível para churrasqueira em apartamentos

Um churrasco nunca é apenas uma refeição. Ainda mais para os brasileiros que têm essa cultura enraizada tão fortemente. Sendo assim, realizar um churrasco é sinônimo de um bom momento entre amigos e familiares. 

E para isso, o ideal é ter um espaço que favoreça a livre circulação dos convidados. Nesse sentido, é importante considerar que as churrasqueiras em apartamentos devem estar a um espaço relativamente seguro. Ter essa cautela é ideal para famílias com crianças, idosos e animais de animação. 

Tenha em mente que o espaço em que você pretende instalar a churrasqueira é de extrema importância para ter uma churrasqueira em apartamento. Em espaços externos como varandas e sacadas, qualquer modelo se adapta bem. 

Entretanto, em apartamentos é preciso encontrar uma forma de realizar a exaustão da fumaça, o que requer planejamento e atenção. Afinal, não é nada legal ter uma casa com cheiro de fumaça, não é?

Para tornar mais viável a instalação, veja bem qual a sua real necessidade de uso. Analise também  a quantidade de convidados que costumam frequentar a residência para ter uma ideia do modelo que mais se adequa ao seu perfil.

Conheça os modelos mais indicados de churrasqueira em apartamentos

Como citamos acima, a escolha da churrasqueira deve estar atrelada ao tamanho disponível no apartamento. Para isso, há no mercado opções diferentes que suprem a necessidade de todos os clientes. Saiba abaixo as mais recomendadas e considere as opções para saber qual pode ser a melhor para você. 

Churrasqueria elétrica

Ela é a mais indicada para espaços reduzidos e internos. Isso porque grande parte dos modelos são mais compactos e quase não produzem fumaça, apenas os vapores da própria carne.

Além disso, outra vantagem é que elas são práticas, acessíveis e não necessitam de muito espaço para armazená-las. Elas podem facilmente ser levadas de um lugar para o outro sem precisar realizar um grande esforço para isso.

Outra vantagem, é  a facilidade de manuseio e limpeza. Esse modelo não acumula gordura nas partes internas. Isso significa que, após o momento de diversão do churrasco, não será necessário ficar horas e horas limpando a chapa, espetos ou grelhas.

No entanto, é importante ressaltar que esse modelo não comporta muita quantidade de carne. Ou seja, caso você deseje realizar um churrasco para muitos convidados é melhor buscar outras opções. 

Ah, e outro ponto a ser levado em consideração é sobre a frequência na utilização da churrasqueira elétrica. Ela funciona ligada à tomada, ou seja, o ideal é utilizar com cautela para não tomar sustos quando a conta de luz chegar. Fora isso, o seu churrasco está garantido!

Churrasqueira a bafo

Sabe aqueles filmes americanos com churrasqueira no jardim e crianças correndo pela casa? Esse modelo é conhecido como churrasqueira a bafo e pode ser usado em apartamentos também. 

Ela é pequena e funciona como uma espécie de forno que, quando fechado, potencializa o calor e deixa as carnes com um sabor defumado saboroso para surpreender o paladar dos seus convidados.

Como ela funciona através do carvão, é indicado que ela seja colocada na varanda ou próxima a varanda para facilitar a dispersão da fumaça. É legal ressaltar também que esses modelos de churrasqueira em apartamento possuem tampas que ajudam muito a abafar a fumaça. Ou seja, é a opção ideal para quem não abre mão de um bom churrasco, mas não quer se preocupar com o cheiro, certo? 

Churrasqueira à gás

A churrasqueira à gás é uma ótima opção para quem deseja fazer um churrasco para poucos convidados e com quantidade média de carne. 

O modelo surpreende pela facilidade, pois é fácil de ligar e nao atinge altas temperaturas. 

Nesse sentido, é importante  frisar que o tempo de preparo do churrasco pode ser um pouquinho maior. Mas isso não é um problema quando estamos com nossas amigos e familiares, não é? 

Ela não gera fumaça, logo, é super indicada para estar localizada na área interna no apartamento. E olha que legal: ela também pode servir como um item de decoração. Sim! Há variedades no mercado, com cores vibrantes e designs mais arrojados.

Na hora de escolher o local da churrasqueira à gás, fique atento para não colocar perto de áreas quentes como fogões e microondas. Priorize também deixá-la próximo a uma banca para facilitar o preparo dos outros alimentos.

Gostou das dicas? Bom churrasco para você!

Atente-se às regras do condomínio para churrasqueira em apartamentos

Essa dica é importante para não criar qualquer desconforto com o outros moradores. Alguns condomínios, pois já possuírem churrasqueiras compartilhadas ou espaços gourmet, não permitem que churrasqueiras sejam instaladas nos imóveis. 

Sendo assim, é essencial conversar com o síndico do condomínio antes de investir na instalação da churrasqueira. Peça também o Regulamento Interno do local para conferir todas as regras sobre o assunto. Dessa forma, as chances de ter problemas com os vizinhos ficam muito menores!

Nesse momento, também é legal contar com o apoio de um profissional para verificar se o edifício está pronto para receber a churrasqueira, ainda mais se ela estiver localizada na varanda.

Esse profissional, que pode ser um engenheiro ou um arquiteto, poderia auxiliar em diversas questões essenciais como a saída para coifa, padronização da fachada do prédio e nos demais itens relacionados à segurança.

Conclusão

Se você adora churrasco como quase todos os brasileiros, saiba que é possível instalar churrasqueira em apartamentos menores. Não é mais necessário precisar ter um grande quintal e uma estrutura enorme para fazer aquele churrasco delicioso para amigos e familiares! Nesse artigo, você pôde conhecer alguns itens necessários para instalar uma churrasqueira com segurança e praticidade.

Listamos também os modelos mais indicados de acordo com o tamanho disponível no seu imóvel. Entre eles, a churrasqueira a bafo, à gás e a elétrica, que é uma ótima opção para quem preza pela praticidade e sabor!

Autor: Equipe Abyara
Publicado há 7 meses

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Blog da Abyara e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...