O que a decoração do seu imóvel diz sobre você?

Ter um ”lar doce lar” para chamar de seu, também é sinônimo de uma boa decoração de imóveis que tenha tudo a ver com a sua personalidade, certo? Para criar um ambiente aconchegante e afetivo, é possível explorar uma infinidade de recursos, materiais e estilos. Ah, e deixar a imaginação solta é o melhor meio de conseguir um espaço 100% personalizado. Vamos colocar a mão na massa juntos.

A decoração de imóveis é uma das partes mais celebradas após a mudança, certo? Além dos efeitos estéticos de tirar o fôlego, caprichar no estilo também é uma forma de valorizar um apartamento. É isso mesmo!

Segundo especialistas, a decoração de imóveis pode valorizá-lo em incríveis 30%. Mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas, como investir na qualidade dos materiais e dos revestimentos adquiridos. Afinal, durabilidade e resistência são itens que jamais podem ser desconsiderados nesse momento. 

A seguir, você irá conhecer toda a importância de decoração de imóveis e, além disso, explorar diversas dicas para criar um ambiente com a sua assinatura. Boa leitura!

Por que a decoração de imóveis é relevante?

Acima, citamos que um bom projeto decorativo é capaz de ir além dos efeitos visuais. Ele é uma ótima forma de valorizar qualquer apartamento também.

Além disso, a decoração tem o poder de relaxamento. Isso devido às cores usadas e materiais também! Tenha em mente que mudar a decoração do ambiente é uma forma de repaginar a casa e a vida. E quando estamos falando sobre a decoração de imóveis novos, isso fica muito mais evidenciado, não acha? 

A decoração funciona também como ‘’calmante natural’’ para o morador. Você deve estar se perguntando como isso é possível. Mas, pesquisas já revelaram que espaços aconchegantes e acolhedores são capazes de deixar as pessoas mais calmas, alegres e até criativas. Viu como só tem benefícios?

Priorize a decoração natural

Ao escolher materiais e recursos naturais na decoração de imóveis, você está contribuindo não só para uma economia no final do mês, mas também para a sustentabilidade no planeta.  

Um exemplo disso, é o aumento de plantas vivas em ambientes internos. Além da beleza e bem-estar que elas causam, essas pequenas notáveis servem de umidificadores naturais de ambiente. Incrível, não é?

Dessa forma, não é necessário gastar rios de dinheiro na conta de luz em razão do uso de umidificadores elétricos. Esse conceito é conhecido como ‘’urban jungle’’ e nasceu com o propósito de aproximar pessoas que vivem em metrópoles às paisagens mais naturais.

Quais plantas escolher?

Há diversas opções de espécies bem fáceis de cuidar que são ideias para quem não tem muito tempo no dia a dia ou nenhuma afinidade com a jardinagem. Entre elas, podemos destacar a jiboia. A espécie é uma planta tropical, resistente e bem fácil de cuidar. Ideal para ser cultivada em vasos na varanda ou em ambientes internos. 

E o melhor é que ela requer pouca manutenção: basta regar duas vezes na semana e garantir um pouco de luz natural. 

Outra dica, ainda no quesito decoração natural, é explorar alguns materiais como a madeira e o bambu. E, às vezes, até os dois juntos.  Por que não? Pense que, a resistência do bambu com a beleza da madeira pode ser uma dupla perfeita para dar um ‘’up’’ em qualquer ambiente. Isso sem falar na sensação incrível de conforto e aconchego, não é? 

Que tal fazer você mesmo?

A técnica conhecida como ‘’Faça você mesmo’’ já ganhou adeptos no mundo inteiro e é uma ótima saída para uma  decoração de imóveis 100% personalizada. Afinal, com você no comando, tudo tende a sair exatamente como o planejado, não é? 

Esse recurso representa uma baita economia de materiais e de mão de obra e é um ótimo exercício para treinar a criatividade. 

Você pode começar com pequenas substituições. Por exemplo, mudar os puxadores dos móveis. Parece pouco, mas eles fazem uma diferença e tanto na decoração de imóveis! Portanto, diga ‘’adeus’’ aos modelos antiquados de metal e explore cores e texturas.

 Essa é uma boa saída para mudar o aspecto de um móvel, sem precisar realizar grandes reformas. Afinal, o foco aqui é decorar sem gastar muito.

Você também pode criar uma linda parede-galeria para registrar todos os seus momentos numa decoração afetiva e num ponto estratégico de qualquer cômodo.. Dessa forma, qualquer convidado poderá conhecer um pouco mais da sua história sem nem mesmo precisar perguntar. Legal, não é? 

Saiba mais sobre o assunto aqui!

Escolha com cuidado os móveis da sala de estar

A sala de estar é a o cartão visita de qualquer casa. Portanto, saber utilizar uma decoração bonita e ao mesmo tempo harmônica, é uma ótima saída para embelezar ainda mais esse cômodo tão visado! Planeje bem antes de escolher os itens principais que irão compor esse espaço como o sofá, tapete e até mesmo a iluminação. Sim, ela importa e muito! 

Ela deve ser distribuída adequadamente para o conforto e conveniência do morador e convidados. Nesse sentido, a posição do mobiliário deve ser levada em conta durante o projeto de iluminação. Para isso, é possível contar com o auxílio de profissionais especializados como decoradores ou até mesmo arquitetos.

Em relação aos móveis, atente-se ao modelo de sofá escolhido. Acredite: ele vai ditar todo o rumo da decoração no espaço. Se a sala for grande e linear, o indicado é utilizar um sofá em formato ”L”. Essa tipologia é ideal para espaços amplos e o melhor: ela não atrapalha a circulação dos moradores e convidados.

Ah e jamais deixe de levar em consideração a livre circulação em volta do sofá. É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Sendo assim, errar na escolha do sofá pode trazer uma série de problemas, como um ambiente cansativo e difícil de limpar.

Em relação às cores, a harmonia irá depender do restante do cômodo. Mas, uma dica bem legal é investir em cores neutras e explorar objetos e estofados coloridos ou com tons mais intensos. Dessa forma, você não irá cansar do móvel e poderá mudar o aspecto dele sempre que tiver vontade.

Quer mais dicas? Confira aqui!

Explore a decoração para otimizar o espaço com a decoração de imóveis

A diminuição dos espaços é uma realidade. Cada vez mais, os imóveis estão ficando mais funcionais e reduzidos. Por esse motivo, a decoração deve ser a sua maior aliada na hora de ampliar esse espaço.

E não pense que isso é uma tarefa difícil. Realizando apenas algumas pequenas mudanças e substituições, é possível ampliar virtualmente a sensação de espaço e ter um ambiente otimizado e charmoso. 

Uma das técnicas mais utilizadas é inserir espelhos no cômodo. Eles são considerados como ”curingas” e quando posicionados em pontos estratégicos,  transformam qualquer decoração com muito estilo e charme. 

Por esse motivo, são considerados peças-chave para otimizar pequenos ambientes e criar pontos de atenção em objetos e móveis que merecem ser valorizados.

Mas fique atento com os excessos! Na hora de posicionar o espelho, é importante ter cautela para não estragar o resultado da decoração de imóvel. Uma dica de ouro, é colocar o objeto em apenas em locais onde você realmente deseja que ele reflita.

Quer conhecer mais 4 truques para otimizar o seu espaço? Clique aqui! (Link BP: 5 dicas de como conseguir ampliar o espaço do seu apartamento pequeno)

Use a tecnologia a seu favor no momento da decoração de imóveis

Você provavelmente possui diversos aplicativos no celular, certo? Agora, já pensou que é possível contar com a tecnologia para dar uma mãozinha na decoração de imóveis? Sim, é possível e super viável.

Nas lojas de aplicativos, há diversos tipos de apps que unem inspiração e muita criatividade para te ajudar a montar um espaço lindo. A versatilidade, nesse sentido, impressiona. Afinal, existem diversas funcionalidades para qualquer tipo de necessidade.

Não sabe qual cor escolher na parede? Deseja medir melhor o espaço antes de pendurar um quadro? Quer simular como um móvel ficará no cômodo mesmo antes de comprá-lo? Acredite: há aplicativos para resolver isso!

Um deles é o Homestyler Interior Design que, com uma interface intuitiva e sofisticada, consegue criar ambientes virtuais e antever possíveis reformas. Além disso, o app permite testar a mudança de cor das paredes e o revestimento dos pisos. Muito legal, não é?

Separamos mais apps que podem ser úteis para você. Confira aqui!

Conclusão

A decoração de imóveis é um momento de muito entusiasmo e inspiração. Afinal, deixar um novo cantinho com a sua cara é uma realização e tanto! Ao longo deste artigo, você pôde conferir toda a importância que um ambiente bem decorado pode oferecer. Além do efeito visual, um espaço lindo e aconchegante é capaz de valorizar qualquer apartamento em até 30%. Mas para isso, é necessário seguir algumas dicas importantes como optar pelos materiais mais resistentes e duradouros do mercado. Mencionamos diversas dicas e recursos acessíveis para você decorar o seu lar de modo que ele fique convidativo e charmoso. Dicas sobre como economizar na decoração também foram levadas em consideração. Afinal, ter um espaço de cenário de novela não deve ser algo caro, certo?

Gostou das dicas? Comente abaixo! Iremos adorar saber!

Autor: Equipe Abyara
Publicado há 6 meses

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Blog da Abyara e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...