O que devo considerar na avaliação ao comprar um imóvel?

Quando chega a hora de comprar um imóvel, é importante saber que existem diversos aspectos a serem levados em consideração antes de você tomar a decisão.

Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a fazer as melhores escolhas e ter o imóvel que sempre sonhou.

Não se deixe tomar pela ansiedade e euforia na hora de comprar um imóvel!

A possibilidade da compra de um novo imóvel pode despertar aquela ansiedade e euforia, o que, em muitos casos, pode deixar você desatento a pontos que devem ser levados em conta no momento de escolher o imóvel ideal. 

É importante que você não se precipite e entenda que as buscas e análises devem ser feitas friamente e com calma. Mas, se você está perdido sobre quais aspectos considerar, preparamos um checklist para te ajudar!

1. Localização ao comprar um imóvel

Pesquise sobre os bairros da região e verifique a disponibilidade de serviços, comércio, transportes públicos e áreas de lazer, para que tudo esteja próximo a você e o acesso possa ser feito sem o auxílio de automóveis.

Visite o bairro e o imóvel (quando encontrá-lo) em diferentes horários para verificar a movimentação e a segurança. Alguns corretores podem agendar visitas para horários mais tranquilos, deixando de mostrar detalhes desagradáveis sobre os imóveis.

É importante que a localização do imóvel se adeque à rotina da família, sendo próximo (ou oferecendo bons transportes) ao trabalho, escola e faculdade, por exemplo. Também verifique se as ruas e avenidas são tomadas por engarrafamento em horários de pico.

Você pode, também, preferir vizinhanças mais calmas e pacatas, longe da agitação do centro urbano. O que vale no momento de buscar a melhor localização é verificar se o imóvel atende às suas necessidades.

A localização também deve ser considerada quando você quer comprar um imóvel para ter uma renda extra, através de aluguéis, por exemplo. Verifique se o bairro conta com potencial de desenvolvimento, como a revitalização de praças e parques, a construção de linhas de metrô ou de grandes comércios, como shoppings. Esses são alguns dos elementos que podem valorizar a região no futuro.

2. Estado de conservação do imóvel

Caso o imóvel que você encontrou seja novo, é mais fácil que o estado de conservação em que ele se encontre seja bem melhor que um imóvel usado. Neste segundo caso, é necessário avaliar cada cantinho do local, além das tomadas, torneiras e descargas. Busque por rachaduras, mofos, paredes estufadas e, caso seja possível, procure um relatório completo do edifício com um arquiteto ou engenheiro.

Desta forma, os reparos deverão ser feitos pelo proprietário antes da assinatura do contrato. Caso contrário, quem terá que arcar com os gastos será você, pois não realizou uma boa vistoria previamente.

3. Tamanho do imóvel X Seu plano de vida

Tudo bem que você pode estar comprando um imóvel e indo morar sozinho. Mas lembre-se que, principalmente se você financiar a compra, ficará anos pagando. Por isso é essencial ter um bom plano de vida quando for pensar em um imóvel.

Você pretende casar e ter filhos ou quer continuar sozinho no futuro? É necessário realizar esta projeção para poder escolher o imóvel ideal para as suas necessidades a longo prazo, então atenção.

4. Segurança

Quando falamos de segurança, não estamos falando apenas da externa, no bairro. Ou seja, procure entender como é a segurança interna no condomínio. Ao realizar a visita no imóvel, verifique como é recebido na portaria e o nível de facilidade que você, um “estranho”, tem acesso às áreas dos moradores.

Converse com seus possíveis vizinhos para saber se já ocorreu algum caso violento dentro ou fora do local. Além disso, você deve notar se existem câmeras de segurança espalhadas para realizar o monitoramento de todas as áreas do condomínio.

5. Áreas de lazer

As áreas de lazer de um condomínio podem contar com diversos itens, como churrasqueiras, salão de festas, piscinas, sauna, academia, quadras e muito mais.  São espaços que atendem aos mais variados perfis de moradores.

Se, para você, um condomínio com uma grande variedade de opções de lazer é essencial, principalmente para se divertir com segurança, deve seriamente verificar este aspecto no momento da escolha do imóvel. 

E se você tem ou pretende ter filhos, a área de lazer de um condomínio pode ser bastante benéfica quando se trata do convívio entre as crianças dos apartamentos. Brincar na rua não é mais seguro, então é fundamental ter uma área no condomínio para que as crianças possam interagir.

6. Orçamento

Então você já escolheu o imóvel dos seus sonhos e de acordo com o nosso checklist. E agora? Bom, é preciso decidir como irá pagá-lo, seja à vista ou através de financiamentos. Procure bancos e imobiliárias que possam oferecer a possibilidade de realizar simulações e veja quais são as melhores condições para as suas necessidades.

Lembre-se que, além dos gastos com as parcelas do imóvel, é preciso levar em conta o valor do condomínio, os impostos, gastos com contas de luz, internet, gás, água e outros e verificar se tudo isto caberá no seu orçamento a longo prazo. Tenha um ótimo planejamento financeiro no momento de tomar a decisão.

Conclusão

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, porém, existem estes aspectos mencionados ao longo do post que precisam de atenção e de uma análise bem detalhada por sua partes.

Felizmente, você não precisa estar sozinho nessa. Conte com a ajuda de empresas especialistas em intermediação e consultoria imobiliária, que tenham experiência no mercado e que possam tanto te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos quanto te livrar de cair em armadilhas que podem gerar problemas no futuro!

Autor: Equipe Abyara
Publicado há 2 anos

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Blog da Abyara e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...