Entenda como economizar na decoração do seu imóvel

No momento de decorar um imóvel, a palavra economia deve ser prioridade sempre. Alguns gastos desnecessários podem (e devem) ser evitados para não prejudicar o orçamento  no final do mês. Com muita criatividade e bom gosto, é possível criar um ambiente charmoso para o seu novo lar e economizar na decoração. Acredite: é mais fácil do que você imagina.

Que tal repaginar o seu imóvel sem precisar gastar uma fortuna com isso? Com dicas simples e criativas, qualquer cômodo pode ficar novinho em folha! Confira agora as principais técnicas para decorar um apartamento com pouco dinheiro!

Estipule um limite no seu orçamento

Deixar um imóvel lindo e bem decorado é o sonho de qualquer pessoa que acaba de se mudar. A busca por itens de decoração vira quase uma obsessão, não é? As pessoas sempre colocam um objeto a mais na lista de desejos. Mas, nesses momentos, é preciso ponderar e fazer a seguinte pergunta: quanto eu posso investir?

Após ter a real dimensão do valor que você precisa para deixar o apê do jeito que deseja, comece a pesquisar as melhores lojas com preços acessíveis, tanto na sua cidade, quanto na internet. 

Caso escolha lojas online, verifique sempre o preço do frete do produto para ele não exceder o próprio valor do item e representar uma mau negócio para você. 

Essa dica é essencial para não se empolgar e acabar prejudicando o orçamento final e assim, não conseguir economizar na decoração do imóvel. Caso você tenha dificuldades em se organizar financeiramente, é recomendado utilizar um cartão de crédito com valor pré-fixado. Dessa forma, você terá garantia de não exceder nenhum centavo do seu orçamento e ainda terá uma bela decoração para chamar de sua. 

Faça você mesmo

O conceito DIY (do it yourself), em tradução, ‘’faça você mesmo’’, é uma tendência que veio para ficar. Ela é capaz de treinar a criatividade e inspiração, e ainda é um recurso que representa uma baita economia de materiais e de mão de obra. Além disso, nada melhor do que ter objetos personalizados com a sua assinatura, certo?

Nesses casos, você não precisa contratar instaladores ou uma empresa para montar a sua decoração, tudo fica por sua conta. Que tal colocar a mão na massa com as nossas dicas? Há uma infinidade de coisas que podem ser criadas de forma fácil e acessível. 

Já pensou em mudar os puxadores dos móveis? Parece pouco, mas eles fazem uma diferença e tanto na decoração. Esqueça os modelos antiquados de metal e explore cores e texturas. Essa é uma boa saída para mudar o aspecto de um móvel, sem precisar realizar grandes reformas. Afinal, o foco aqui é decorar sem gastar muito.

É possível personalizar os puxadores em casa e dar adeus aos armários sem personalidade. Para isso, use tinta acrílica ou sprays. Ao final do processo, aplique verniz e surpresa: você terá um móvel lindo e colorido!

Outra dica, é mudar a cor de uma única parede em um cômodo para criar um ponto de destaque diferente. Geralmente, a parede de destaque na sala fica localizada atrás do sofá ou da TV.

Enquanto nos quartos, ela fica atrás da cama. Com essa técnica simples e barata, é possível dar um toque descolado e renovar o visual do ambiente. Tenha apenas cuidado para não criar uma composição de cores inadequada e ‘’pesar’’ o espaço, ok? Agora, escolha a sua cor favorita e mãos na massa! 

Cansou de algo? Troque!

Já reparou em quantos grupos existem no Facebook e no Whatsapp que permitem a troca de objetos? Esses canais são ótimas opções para equilibrar os interesses das duas partes envolvidas, além de ser uma boa forma de angariar novos itens de decoração para sua casa. 

Neste momento, é importante jogar fora qualquer preconceito e ter em mente que não é vergonha nenhuma utilizar itens de segunda mão no ambiente, certo? Olhe o lado bom: é possível ter objetos diferenciados e vintages, que provavelmente você não acharia em lojas de decoração ou pagaria um preço exorbitante por eles. 

Antiquários e brechós também funcionam com ótimos lugares para ”pescar” esses objetos de decoração. Neles, é possível encontrar peças de bom estado de conservação por um precinho muito mais em conta. Ou seja: a economia é certa!

Em contrapartida, é necessário ficar atento ao estado do objeto. Se você for comprar abajures, por exemplo, atente-se ao fio e se o objeto liga e desliga perfeitamente.  Em caso de itens de porcelana, verifique bem se não há riscos ou pedaços faltando. Afinal, a decoração deve ser econômica e útil para o seu lar.

Faça substituições inteligentes para economizar na decoração

Não tem jeito: para economizar na decoração a forma mais indicada é apostar em substituições inteligentes e econômicas. Nesse sentido, é importante estar atento aos materiais mais em conta e sustentáveis para dar embelezar o seu espaço. 

É possível, por exemplo, criar belas estantes de livros com caixotes de madeira que são encontrados facilmente em feiras. Nesse sentindo, a grande vantagem de utilizar eles é poder ter um suporte do tamanho real das suas necessidades e do seu espaço disponível. Se o ambiente for pequeno, conheça 5 dicas para ampliá-lo.

Caso opte por usar os caixotes, é importante verificar o estado da madeira. Se ela estiver úmida ou frágil, troque por outra. O ideal é buscar caixotes lisos e de madeira clara para você poder personalizar com tintas e colagens. Saiba mais sobre esse recurso aqui!

Outra dica bem legal para quem adora mudar o aspecto dos cômodos com frequência é utilizar papel de parede. A técnica é ótima também para não deixar resíduos, como no caso da pintura das paredes. 

Nas lojas especializadas, há uma infinidade de opções de estampas e texturas para agradar o gosto de qualquer cliente. A grande vantagem do papel de parede é sem dúvida a sua versatilidade.

Pense que é possível criar diversos estilos visuais  num ambiente. Pode ser mais rústico, tropical, minimalista ou até personalizado. E não se preocupe caso você canse da estampa escolhida, a remoção é super simples e não deixa nenhum resíduo.

Dê um ‘’up’’ nos móveis para economizar na decoração de imóveis

Sabe aquele móvel que você olha e só tem vontade de doá-lo ou jogá-lo fora? Ele pode estar precisando de uma boa repaginada! É normal que alguns itens depois de certo tempo não façam mais muito sentido para você. Afinal, as pessoas mudam constantemente e seus gostos e preferências também.

Mas, no caso da decoração, isso não é um problema. Muito pelo contrário, é uma ótima forma para exercer a criatividade e colocar a mão na massa para transformar alguns móveis como criados-mudos, aparadores, camas e tudo mais o que a sua vontade desejar para economizar na decoração.

Antes de tudo, é preciso ter mente que todo o processo exige bastante paciência, mas compensa muito quando aparece o resultado final. Muitas vezes, há a impressão  de ter um móvel novinho em folha. Nada mais legal do que esse fator surpresa, não é?

Nesses casos, tudo irá depender da personalidade do morador. Mesmo assim, é importante conhecer as principais práticas, recursos e materiais para realizar essa ”mágica”!

Caso o móvel a ser repaginado seja de madeira, comece por lixar as partes irregulares para facilitar a aplicação de tinta ou verniz. Outra dica é substituir os estofados de poltronas e sofás. Acredite: a mudança desses tecidos podem dar um novo aspecto ao cômodo. Uma peça sem vida e sem cor pode se transformar num item repleto de estilo e sofisticação.

Conclusão

Por muitos anos a decoração foi sinônimo de altos gastos. Hoje, é possível deixar um ambiente lindo e acolhedor sem gastar uma fortuna com isso. No artigo, você conheceu algumas dicas valiosas e super acessíveis para organizar economizar na decoração de alguns cômodos. Entre elas, recomendamos a técnica do ‘’faça você mesmo’’, que exige um pouquinho de paciência e muita criatividade para o resultado ficar impecável. Outra dica, é trocar móveis que não são mais interessantes para você. Nesse sentido, há diversos canais que possibilitam a comunicação entre o vendedor e comprador. As substituições também foram citadas como forma de economizar na decoração para criar um ambiente totalmente despojado e personalizado. Se você gostou das dicas, comece hoje mesmo a colocar em prática. Vamos adorar saber o resultado! 


Autor: Equipe Abyara
Publicado há 7 meses

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Blog da Abyara e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...