8 modelos de cozinhas pequenas para você se inspirar

Ter uma cozinha dos sonhos, mesmo num espaço reduzido, é possível. Com algumas alterações no cômodo, você poderá explorar diversos modelos de cozinhas pequenas, confortáveis e super aconchegantes para preparar os seus pratos favoritos!

A regra é clara: espaços reduzidos pedem soluções criativas, certo? A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa e deve ter a atenção necessária no momento da decoração, ainda mais se o cômodo for pequeno. 

Nesse sentido, é necessário contar com todos os recursos necessários para deixar o ambiente mais aconchegante e confortável. A seguir, conheça e inspire-se com 8 modelos de cozinhas pequenas que esbanjam charme e beleza!

Cozinhas pequenas de tijolinhos 

cozinhas pequenas

Cozinhas pequenas revestidas com tijolinhos são um verdadeiro charme, não há como negar. Isso porque elas dão um ar rústico e super aconchegante para o cômodo. O que é muito importante, afinal, cozinha é o lugar onde a nossa criação fica solta para criar pratos cada vez mais deliciosos, não é?

Geralmente, os tijolos são utilizados na parede. Porém, existem outras possibilidades para explorar esse recurso. E o resultado é incrível! Ah, e você ainda tem a liberdade de escolher o acabamento que mais tem a ver o seu estilo. 

Para os mais rústicos, o indicado é que os tijolos recebam uma pintura caiada ou até mesmo o tradicional verniz. Para os moradores mais moderninhos e despojados, o ideal é deixar o tijolo cru, ou seja, sem acabamento algum.

Sua facilidade de instalação permite que ele seja utilizado em bancadas, armários e até em adegas. Escolha a sua textura favorita e dê um ”up” no seu espaço com a técnica dos tijolinhos. 

Tons neutros


cozinhas pequenas

Quem disse que cozinhas pequenas em tons neutros são sem graça? Nada disso! Através de combinações e da utilização de materiais como a madeira, por exemplo, o seu espaço pode ficar um verdadeiro oásis dentro de casa.

Ambientes com cores neutras são mais fáceis de decorar. Isso porque cores como o cinza, branco e bege podem ser mescladas com outros tons e recebem diferentes usos.

Mas, preste atenção: é preciso ter cuidado para não pesar o ambiente. Dessa forma, torna-se essencial  que os acabamentos e decoração de todos os cômodos conversem entre si, formando um projeto uniforme. Ou seja, se você deseja uma atmosfera clean e moderna, aposte nos tons neutros!

Cozinhas pequenas com cores vibrantes


cozinhas pequenas

Já pensou em fugir do óbvio e decorar a sua cozinha com tons vibrantes? A sensação é de verão o ano inteirinho! Porém, mais uma vez, para aplicar esse recurso não é necessário colorir as paredes. 

Uma saída  é inserir objetos, louças, móveis e até eletrodomésticos coloridos no espaço. Atualmente, o mercado de equipamentos para a cozinha explora cada vez mais as cores, justamente para o artefato servir também como um belo objeto de decoração.

Nesse sentido, é possível encontrar geladeiras vermelhas, azuis, amarelas e até em modelos vintage. Que tal começar a procurar hoje mesmo e encher o espaço de cor?

A clássica cozinha branca

A clássica cozinha branca é uma ótima opção para quem deseja criar um espaço clean e ao mesmo tempo, funcional. A escolha da cor, nesse caso, é estratégica, pois o branco amplia virtualmente a sensação de espaço. Ou seja,  o cômodo parece ser maior do que realmente é. 

Para não deixar o espaço com aspecto muito enfadonho, é indicado explorar revestimentos e pastilhas coloridas. Outro recurso bastante interessante é a madeira. Esse contraste com o branco oferece um ar atemporal e  aconchegante para você e seus convidados.

O modelo em ‘L’

A proposta da cozinha em L se adequa muito aos espaços menores. Se esse for o seu caso, explore esse modelo! Para otimizar o ambiente, é ideal usar e abusar dos armários embutidos, tendo em vista que a disposição espacial deste modelo permite isso.

Nesse sentido, os armários devem representar uma estrutura funcional que possibilite a abertura de suas portas e que não comprometa o espaço da cozinha, certo? A grande vantagem deste modelo é a possibilidade de encostar a bancada nas paredes ou até mesmo usar um dos lados como balcão.

Espaço minimalista

Minimalista sim. Sem graça nunca!  Nesse sentido, o ‘’menos é mais’’ é uma ótima opção para criar um espaço despojado, moderno e funcional. A grande vantagem dela é que o espaço fica mais fácil de limpar, mais organizado e otimizado. Isso porque é totalmente viável  criar um ambiente integrado com a sala. 

Para aproveitar cada m², é essencial adicionar organizadores e armários embutidos para que nenhum objeto ou louça fiquei exposto e prejudique o visual minimalista.

Ah, a iluminação também é superimportante! Nesses casos, é essencial contar com grandes janelas de vidro para o melhor aproveitamento da luz natural. Para saber mais mais sobre o assunto, acesse aqui! (Link BP: Como a iluminação natural valoriza o ambiente)

Estilo americano

As residências estão cada vez menores, mas isso não significa que você deve viver num espaço desconfortável, certo? Nesse sentido, as cozinhas pequenas americanas continuam sendo uma forte tendência que acompanha os sinais do mercado imobiliário. 

Nessa proposta, a cozinha fica ‘’aberta’’ e integra outros ambientes, geralmente a sala. Essa integração confere uma amplitude no espaço, sem precisar derrubar nenhuma parede. Ótimo, não é? Aqui, vale novamente a dica de explorar cores e a iluminação natural para criar um ambiente visualmente maior. 

Cozinhas pequenas em ‘‘U’’ 

cozinhas pequenas

Por fim, a cozinha em U representa uma ótima alternativa para espaços menores, pois ela faz um uso inteligente dos limites do ambiente ao aproveitar as  paredes disponíveis. Além disso, é possível instalar armários altos, organizadores e prateleiras. 

Esse tipo de layout permite o bom aproveitamento de cada m² do espaço, sem prejudicar a livre circulação dos moradores. A abertura parcial desse tipo de cozinha permite a  integração com outras áreas da casa de maneira sutil e gradual. 

Conclusão

Os imóveis estão ficando cada vez menores e a decoração precisa se adequar a essa nova modalidade. Entretanto, espaços pequenos não devem ser sinônimo de desconforto. Pensando nisso, separamos 8 modelos de cozinhas pequenas, super funcionais e lindas, para você se inspirar e criar um ambiente aconchegante no lar. Através de cores, texturas e até mesmo dos layouts diversificados, é possível criar uma sensação de maior amplitude espacial e aproveitar cada m² do seu cantinho. Pense que a cozinha é um dos cômodos mais visitados da casa e sua importância vai além do aspecto estético, afinal, é lá que ‘’mágica acontece’’ para surpreender o paladar da família e amigos!

Autor: Equipe Abyara
Publicado há 7 meses

mail_outline
Inscreva-se na Newsletter do blog Blog da Abyara e receba as atualizações direto no seu e-mail.

As pessoas também estão lendo...